sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

A cura do coração de Pedro

 A CURA DO CORAÇÃO DE PEDRO

Estudo do  Evangelho de João 21, 1-14

João 21:1-14
Depois disto manifestou-se Jesus outra vez aos discípulos junto do mar de Tiberíades; e manifestou-se assim:
Estavam juntos Simão Pedro, e Tomé, chamado Dídimo, e Natanael, que era de Caná da Galiléia, os filhos de Zebedeu, e outros dois dos seus discípulos.
Disse-lhes Simão Pedro: Vou pescar. Dizem-lhe eles: Também nós vamos contigo. Foram, e subiram logo para o barco, e naquela noite nada apanharam.
E, sendo já manhã, Jesus se apresentou na praia, mas os discípulos não conheceram que era Jesus.
Disse-lhes, pois, Jesus: Filhos, tendes alguma coisa de comer? Responderam-lhe: Não.
E ele lhes disse: Lançai a rede para o lado direito do barco, e achareis. Lançaram-na, pois, e já não a podiam tirar, pela quantidade dos peixes.
Então aquele discípulo, a quem Jesus amava, disse a Pedro: É o Senhor. E, quando Simão Pedro ouviu que era o Senhor, cingiu-se com a túnica (porque estava nu) e lançou-se ao mar.
E os outros discípulos foram com o barco (porque não estavam distantes da terra senão quase duzentos côvados), levando a rede cheia de peixes.
Logo que desceram para terra, viram ali brasas, e um peixe posto em cima, e pão.
Disse-lhes Jesus: Trazei dos peixes que agora apanhastes.
Simão Pedro subiu e puxou a rede para terra, cheia de cento e cinqüenta e três grandes peixes e, sendo tantos, não se rompeu a rede.
Disse-lhes Jesus: Vinde, comei. E nenhum dos discípulos ousava perguntar-lhe: Quem és tu? sabendo que era o Senhor.
Chegou, pois, Jesus, e tomou o pão, e deu-lhes e, semelhantemente o peixe.
E já era a terceira vez que Jesus se manifestava aos seus discípulos, depois de ter ressuscitado dentre os mortos.


Reflexão
   Pedro estava triste, cabisbaixo, magoado. O seu Mestre, Jesus, tinha sido morto numa cruz e sepultado. Jesus já havia ressuscitado. Pedro o viu ressuscitado, mas seu coração estava muito magoado, ele havia negado seu Mestre três vezes.  Um dos maiores pecados da humanidade, porque era o primeiro chefe da Igreja a pecar. Ele tinha sido escolhido por Jesus: " Tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja" (Mt 16,18).

       Pedro estava se sentindo abandonado. Por isso resolveu voltar a vida velha. Aquela vida que ele havia deixado para traz para seguir Jesus.

       Por isso ele diz: "eu vou pescar" (v3). Quem tem o coração magoado e vive triste acaba levando outros consigo. Quem vive assim, tudo dá errado.

        Foi o que aconteceu. Ele levou consigo Tomé, Natanael, os filhos de Zebedeu e outros dois discípulos. Foram sete pessoas, os piores discípulos de Jesus, e esses outros dois discípulos que não diz o nome são eu e você. Deu errado, não pescaram nada.

Quem são esses sete discípulos?
1- Pedro
     Aquele que negou Jesus três vezes

2- Tomé
     O incrédulo, aquele que afirmou só acreditar que Jesus ressuscitou se O ver e ainda, se colocar os dedos nas marcas dos pregos e da lança.

3- Natanael
    Aquele que disse sobre Jesus: -"De Nazaré pode sair coisa boa?" -Jesus respondeu que o conhecia, pois o tinha visto debaixo da figueira. O que Natanael estava fazendo lá? O evangelista nem contou!

4 e 5-Os filhos de Zebedeu
    Tiago e João
     Jesus os apelidou de filhos do trovão. Trovão faz barulho, assusta!

6 e 7-  Eu e você
            Você e seu esposo
            Você e seu amigo
            Você e sua sogra

     O autor não deu nome. É eu e você. Já pensou! Temos pecados por todos esses discípulos juntos: negamos Jesus, fazemos coisas escondidos que faz vergonha até contar, somos incrédulos e barulhentos. Quantas vezes já voltamos à vida de antes, à vida velha. Cometemos os mesmos pecados, os mesmos erros, quebramos a cara.

       Foram pescar.
       Naquela noite não pescaram nada.
       Quando estamos magoados, desgostosos, tudo que fazemos dá errado:
       -deixamos o arroz queimar
       -escolhemos o feijão, separamos o ruim do bom e colocamos o ruim para cozinhar
       -o bolo fica solado
       -quando estamos terminando de tirar o leite, a vaca dá um coise e derrama tudo
       -ficamos nervosos e quebramos
       -não enxergamos o óbvio

       Os discípulos estavam a uns 100 metros aproximadamente de distância  da praia. Eram mais fácil eles verem Jesus do que ouvi-Lo, tinha também o barulho das ondas. Só conseguiram ouvi-Lo, e isso porque foram elogiados, Jesus os chamou de rapazes.

       Inúmeras vezes andamos cabisbaixos, imaginando que a vida nos traiu e não enxergamos a presença de Jesus ao nosso lado e, pior que os discípulos, não O escutamos, nem quando nos elogia.

       Três anos haviam passado, sabiam como pescar, porem perderam um pouco a tática da pescaria. Jesus pede: "Jogue a rede direito. Concentre no que está fazendo, tenha atenção". Eles obedeceram e apalparam o milagre.

       Diante do milagre, seus olhos se abriram, seus sentidos avulsaram. Sentiram a presença do Bom Pastor. O discípulo amado experimentou o Amor de Jesus e disse a Pedro: "É o Senhor!".


Meditando
       Estou me alimentando dos peixes retirado da rede em que Jesus me mandou jogar do lado direito?  Ou me alimento dos "peixes" do lado esquerdo? Do lado em que o mundo me manda jogar?

       A quem tenho obedecido: a Cristo ou ao mundo?! Ou ainda, meus ídolos?

      Muitas coisas mandam em nós sem que percebamos. A moda é um grande exemplo, porém podemos acrescentar as músicas (musicas que incentivam a sexualidade desregrada ), o alcoolismo que geram muitas mortes, más companhias que nos conduz por caminhos tortos. Se percebemos que tal amigo é mais forte que a nossa coragem de dizer não, afaste-se dele antes de cair.


Minhas noites
       A queda dos discípulos só durou uma noite, que longa noite! Imagino! No amanhecer, já conseguiram ouvir o Mestre e nadar ao seu encontro.

        As nossas quedas não podem durar mais que uma 'noite'. Não devemos prolongar nossas noites, caso contrário corremos o risco de a escuridão de várias noites turvar ainda mais nossos olhos e nos tornarmos muito surdos, isso nos levaria a perder de ver e ouvir o Mestre nas praias de nossa vida, pronto para nos acolher ao redor de sua fogueira para nos aquecer(v9), nos curar, nos perdoar, nos alimentar com o Pão da Vida(v13).

       O apóstolo Paulo nos ensina: "Que o sol não se ponha sobre o nosso ressentimento" (Efésios 4, 26). Ou seja, não devemos irmos dormir sem  termos reconciliado com Jesus ou com nosso irmão.


Atenção para os versículo 6, 8 e 12
       Os discípulos eram em sete. Obedeceram às palavras de Jesus e lançaram as redes, apanharam tamanha quantidade de peixes que não conseguiram puxar a rede para fora. Isso ocorreu no versículo 6.

          Ao ouvir João dizer (João era um dos filhos de Zebedeu) que era Jesus, Pedro foi sozinho ao encontro de seu Mestre. No versículo 8 mostra os outros discípulos indo também a Jesus, agora eram seis, uma pessoa a menos, só que levavam a barca e ainda a rede lotada de peixes.

           Ao chegarem a praia Jesus pede que busquem alguns peixes para assar. Pedro vai até o barco e sozinho vem arrastando a rede pela areia(v 11). Que absurdo! Em sete não conseguiram, agora só Pedro consegue?

       Vejamos: no versículo 6, eles ainda estavam longe de Jesus. A Igreja separada de Jesus é fraca, é derrotada. Mas quando Pedro vai até Jesus, toda a Igreja foi fortificada. Pedro foi escolhido por Jesus para ser o chefe da Igreja(Mt 16, 18). Na figura de Pedro, no versículo 11, percebemos que é a Igreja que busca a rede.

       Ao chegarem a praia, Jesus os acolhe ao redor de uma fogueirinha. Onde tinha alguns peixes assando e também pão. (Que belo café da manhã!).

       Ah! Ao aquecer seus corpos nas labaredas daquela fogueira, eles sentiram queimar no Amor de Jesus todas as suas magoas, seus ressentimentos, suas decepções, suas angustias. Sentiram suas forças renovarem. Perceberam no semblante do outro aquela mesma alegria do primeiro encontro com Jesus.

       Experimentaram a cura misericordiosa de Jesus. Tiveram a certeza que eram eternamente amados por seu Senhor. Tocaram no perdão de Jesus.

       Ali naquele momento de puro amor, de reconciliação, Jesus celebra a Santa Missa - Santa Ceia (v 13).
       Ah! Meu irmão, minha irmã! Quantas das vezes precisamos aproximar-nos da fogueira da misericórdia do Senhor. Sentir suas labaredas queimarem nossas tristezas, mágoas. Nossas  decepções. Experimentarmos-nos do perdão do Senhor.

       Deixe-se ser recolhido no colo de Jesus e sinta o amor misericordioso que Ele quer lhe oferecer. Entregue-se a Ele sem reservas. Jesus te conhece por inteiro, sabe de tudo que tens vivido, que tens sofrido. Ele te ama incondicionalmente.


Cura do coração de Pedro
       Quando Pedro chega até Jesus vê uma fogueira. Ah! Com certeza lembra daquela noite em que negou Jesus quando aquecia junto a uma fogueira (João 18, 17-18; 25-27). Seu coração mais uma vez chorou, chorou de arrependimento. Pedro sentiu aquelas brasas ardendo dentro de seu peito. Naquele momento o amor de Jesus envolveu Pedro, ele foi invadido pela misericórdia infinita de Deus. Seu pecado foi perdoado.

        Pedro sentou a beira daquela fogueira, olhou o mar, o coração saindo pela boca. Um dia inesquecível. Uma experiência única. Tão forte que foi capaz de morrer mártir por Jesus.
     
       Quantas vezes choramos em silêncio, sozinho,  até sem poder contar a alguém. Mas saiba de uma coisa: Jesus acolhe nossas lágrimas. Não nos deixa sozinho. Aquele travesseiro, aquele sofá em que repousamos nossa cabeça  é colo de Jesus. Não arranje culpados para seus erros, não seja infeliz. Mas saiba: Jesus está pronto para te perdoar. Pronto para queimar teus pecados. Para te curar. Não te esconda diante dEle. Mas seja quem você é. Leve sua história até Ele. Ele quer te curar: curar teu coração ferido, machucado.

      Quem faz uma grande experiência de Deus na vida não se contenta com qualquer um que não seja o Amado. Quer estar sempre com ele. Ouvir sua voz. Sentir seu perfume.
     
       Jesus se dá a todos aqueles que realmente o procuram de coração sincero.

      Jesus se interessa por sua dor. Ele sempre quer saber os motivos pelos quais choramos e quais as metas que alimentam nossa vida. A obra dele é sempre completa.

       Para Jesus você é único. A gente se torna único de quem ama. Como é bom sentir o cheiro de alguém que amamos muito. O perfume tem o poder de ficar conosco, mesmo quando a pessoa se foi. O perfume que fica é sinal de um amor que nada nem ninguém será capaz de tirar. O perfume fala.
     
      Jesus não foi ao encontro de Pedro para condená-lo. Jesus foi para curar seu coração. Por isso lhe preparou um delicioso café, ou melhor, peixe da manhã (v12). Que delícia de pequeno almoço!

        Perto de Jesus, não podemos ficar triste.  Ele sabe o que fazer com nossa tristeza. Ele te ama, ama muito!


Leia também:
Meditando o Salmo 121


Nenhum comentário:

Postar um comentário